18.2.11

Opinião

"Os homens em geral formam as suas opiniões guiando-se antes pela vista do que pelo tato; pois todos sabem ver, mas poucos sabem sentir." Maquiavel

"Eu jamais iria para a fogueira por uma opinião minha, afinal, não tenho certeza alguma. Porém, eu iria pelo direito de ter e mudar de opinião, quantas vezes eu quisesse." Nietzsche

''Conclusões que o individuo chega exclusivamente, podendo ou não, coincidir com outras.'' Filipe Beck


Nossa, falar de algo tão presente e ao mesmo tempo ignorado (concertaza não é do bar sitiado em Porto Alegre), talvez eu nem tenha todos os argumentos necessários para definir realmente qual a minha opinião sobre esse tema, mas podemos tentar.
Opinião é realmente o seu jeito de ser e pensar perante alguma coisa ou situação, que pode mudar incasavelmente com o tempo; porém tirar conclusões a partir de opiniões, é o pior jeito de se chegar aonde quer, afinal, opiniões quase nunca estão certas.
E o que faz a sua opinião ser certa ou não? Ciências em geral, que você poderá prova-la (dependendo da opinião) ou a massa popular, que vai concordar com sua opinião ou faze-lo mudar(que na verdade não faz muita diferença, pois todos podem ter um opinião errada) e quando você muda, deixa um pouco de sí para trás e pega um pouco de alguém (boa ou ruim, depende do ponto de vista).
Para se ter a opinião totalmente formulada, a pessoa deve ter todos os fatos em mão, um único fato pode mudar totalmente sua opinião, um fato que quem conta diria que não tem nada a ver, pode ter tudo. Digamos que uma pessoa decide esquecer uma amizade, deixa-la para trás, você certamente, até esse ponto fala que essa pessoa é uma filha da puta, ou a outra é uma filha da puta, depois que se conhece que a amizade se quebrou por que uma das pessoas realmente foi filho da puta com a outra, como por exemplo contar segredos (que normalmente ''amigos'' guardam, não interressa de quem seja), a sua opinião pode apoiar o que foi filho da puta, ou o que sofreu a filha da putisse (nossa), depende muito do seu senso comun, e é claro de quem você gosta mais, aí entra a opinião, e não a razão.
A razão na opinião normalmente é obtida com provas (falsas ou verdadeiras, são provas), de que algo aconteceu; sendo verdadeiras ou não você talvez não saberá, mas você terá a opinião baseado  na verdade, ou no caso, na mentira, não faz com que sua opinião seja ''errada'', faz com que ela seja tua sobre esse fato (que no caso é falso) quando ver os fatos reias, mudará ou não de opinião.
Normalmente quando um amigo(a) lhe pede uma opinião sobre algo que você não pode falar sua verdadeira opinião, o que você fala? Fala o que ela quer ouvir, para não machucar, ou perder a amizade; muito dificil sua opinião ser o que vai realemente confortar a pessoa (que elas chamam uma mentira que vai ajudar, achando que assim elas vão se sentir confiante ou algo parecido), talvez seja por isso que eu não tenho amigos... ou muitos deles, porque eu não os conforto com muita frequência. Portanto: Opniões servem para o conforto das pessoas (se no caso envolver sentimentos e não sobre um simples fato irrelevante), e não para ajuada-las.
Já parou para pensar, o que faz um pessoa ser feia ou bonita? De certa forma, nós fazemos; todas as pessoas com suas opiniões voltadas a ela vão mostra-la o que é ser ber bonito(a), dentro da sociedade claro, tais opiniões podem ou não fazer com que a pessoa forme um nova opinião, não apenas sobre sí mesmo mas sobre outras pessoas, se ela se achava bonita, pela pressão pode não achar mais, sua opinião (que talvez fosse única, dependendo do grau de feiura do indivíduo), passa a agora ser a comun, para poder se enquadrar na sociedade (que na verdade só fode, mas não falarei aqui sobre ela).
Como posso manter um pensamento meu, se todas as pessoas tem sua opinião contra a minha? Isso pode ser o que faz minha opinião ser forte e ser botada a prova (no caso argumentos) ou se não for tanto assim será perdida.

Não mude sua opinião tão facilmente, não se deixe levar por qualquer argumento e aproveitando esse pique... gostaria é claro de saber sua opinião sobre minha opinião sobre opinião, não se sintam envergonhados, mais idiota que o escritor concerteza não será, talvez sua opinião possa mudar o mundo (ou mudar a opinião de alguém que possa), mas só mudará no momento em que os outros ficarem sabendo dela (se mudará para melhor ou pior? Vai saber) e não sua opinião apenas sobre esse post mas também sobre outros. Ficarei grato.

Talvez eu tenha esquecido de lhe dizer muita coisa, mas não estou lembrado agora (O.o), e esse post está sujeito a inúmeras alterações, assim como minha opinião.

2 comentários:

  1. pow muito bom...
    ta ótimo o Blog pode continua postando que eu vou continua lendo e comentando!
    vlw por td Felipe

    ResponderExcluir
  2. Pow, muito bom mesmo!
    Tu escreve muito bem Felipe, parabéns!

    beijo

    ResponderExcluir