17.5.11

Mentiroso

    Como um mentiroso bem-sucedido, posso dizer-te em algumas tantas palavras de como se dão minha mentiras. Deve perguntar-se o porquê de eu fazer isso. Simplesmente entregar minhas cargas pesadas de mentiras de graça, para que você possa saber quando minto ou não. Essa é uma das primeiras coisas que devem saber sobre minha mentira. Quando eu estou mentindo.Se tiver um percepção aguçada talvez perceba, senão apenas saberá se eu te contar. Se for uma pessoa de quem tenho muita consideração não mentirei nunca. Se mentir, contarei a verdade depois.
    Tenho as mentiras detalhadas. São tão detalhadas que até mesmo eu penso ser verdade. Se eu acreditei em minha mentira, com certeza você acreditou também. Essa mentira provavelmente é pensada antes. Ela é mentida com toda a culpa. Com a extrema consciência de estar mentindo.
    As mentiras de última hora são as mais difíceis de serem formuladas, e consequentemente as que eu menos gosto de proferir. Não por ter que me dar o trabalho de formula-la em pouco tempo, mas pelo motivo dela ser intimada em momentos importunos, com pessoas das quais não merecem. Para não precisar mentir, perco um pouco de tempo para falar uma verdade em palavras diferentes.
    Minhas mentiras não são frequentes. Para ser franco, minto menos do que você querido leitor. E tenho plena consciência disso. Tens consciência de que mentiu para alguém que gosta e preferiu deixar assim, já que não haverá problemas. A mentira é o problema.
    Agora, se queres a verdade apenas pergunte. A resposta vai ser direta como a pergunta, ou pode ser mentirosa como seus olhos a procuram. Não importando quem seja. Se eu não falar a verdade, o silêncio responderá. E este responde com a frequência mais alta que se pode ouvir. Mas se a verdade for óbvia, o silêncio falará como se fosse mentira. Não entendo o motivo das pessoas gostarem de ouvir a verdade de uma forma destorcida até que fique irreconhecível, ao invés de escutar a verdade direta e lisa. Essa verdade destorcida é a mentira pura e reta. Pessoas se sentem bem em ouvir a mentira.
    Dentre todas as mentiras, não consigo me lembrar de ter referido uma sequer para me fazer parecer uma pessoa melhor, para que alguma outra goste de mim por minhas palavras e não por quem realmente as profere.
    Se uma mentira for direcionada especialmente para você, foi por que mereceu. Se nenhuma mentira foi, foi por que mereceu. Se a mentira ainda está em vigor, é por que sou um mentiroso.Mas se é para fazer, fazemos bem. Tanto para o bem, quanto para o mal. Agora te pergunto assíduo leitor. Quando e para quem mente? Não se sente nenhum pouco arrependido? Faz o que faz por achar certo, assim como eu.

    Seria essa postagem minha maior mentira?

(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário