19.8.11

Justiça/Vingança

As pessoas normalmente deixam de praticá-la por medo, de que no futuro, possam se arrepender.
Era isso que você deveria pensar. A vingança não compensa, mata a alma e envenena.
A vingança, em minha opinião, é o melhor sentimento que o ser humano pode ter, tanto antes quanto depois do ato. Podemos sentir o prazer de poder calculá-la e imaginar a reação da pessoa que irá sofrer a ação.
Com esse papo, você me deixou com uma dúvida. Porque você se vingaria de alguém?
Bem. Análise comigo. Não sou apenas eu que me vingo, são todas as pessoas. Afinal, somos todos iguais, fazemos isso...
Eu não. Não pode generalizar dessa forma.
... Então, como ia dizendo, fazemos isso e nem percebemos. Isso sai expontaneamente de nós. Quem sabe como um vício, ou quem sabe como uma necessidade.
Nossa, necessidade? De onde tirou isso? Necessidade são fisiológicas, como comer, cagar e coisas assim. Se vingar de alguém não pode ser considerado necessidade, e sim uma escolha, de simplesmente fazer ou não a pessoa sofrer. Como consegue ficar com a mente tranquila enquanto planeja a vingança?
Primeiramente; necessidade, sim. Veja só, acompanhe o raciocínio. Quando alguém faz algo para você, como você se sente?
Algo... Como por exemplo...?
Ah, algo. Assim, que te deixa constrangida, deprimida, ou que simplesmente seja um sacanagem de mal gosto. Como se sentiria diante disso?
Bem, eu me sentiria mal, quem sabe gostaria de matar a pessoa. Mas isso depende da pessoa também e da intenção, não apenas da ação. Às vezes uma pessoa faz uma ação, para gerar uma reação. Ela quer analisar essa reação que deixa em você, para saber se pode confiar ou não, em determinados momentos. Não pode se vingar por isso.
Nessa parte tu tem razão. E é nisso que me vingo: na intenção. Nós dois sabemos identificar muito bem a intenção das pessoas, agora a incógnita é: qual seria tu resposta para o sentimento que essa pessoa fez tu passar, sabendo, contudo, que era isso que ela queria te fazer pensar e sentir?
Acho que eu não faria nada. Você não gostou da sensação que ela te fez passar, porque faria com que ela sentisse o mesmo sentimento. Isso é desnecessário.
Você, como todas as outras pessoas querem ser fortes, mas não conseguem. Por isso eu estou aqui para ajuda-lo. Esse sentimento que você se sujeitou a guardar, vai apenas acumular com outros, que obviamente virão, pois as pessoas virão que a reação de você nunca virá e, farão o que quiserem com você. Por isso, nós todos nos vingamos, para que isso não fique guardado e a sensação de troco dado com sucesso nos alivie, e que, consequentemente, aconteça a inibição de novos problemas.
...
Não podemos nos sujeitar a essas pessoas e deixarem com que façam o que quiserem.
Mas o respeito que você não tem, não pode ser conseguida de forma bruta.
E porque não? Nosso país foi conquistado a força, a igreja católica dominou o que dominou pela força, somos educados à força, vamos ao colégio à força, devemos aprender à força, tenho tantos exemplos para te dar, que teríamos que alongar a postagem. E por falar nisso, acho que devemos alongar mesmo. O que acha?
É, vamos. Acho que ainda vai longe aqui.

Então, podemos e devemos, usar a força para adquirir, nem que seja um pouco, do respeito necessário. Mas isso não quer dizer que iremos matar ou simplesmente bater em nas pessoas.
Sim sim. Eu estava consciente disso, mas agora que comentou, me exemplifique os tipos de vingança que podem ser aplicados.
Bem, podemos assim como em torturas, não apenas agredir o indivíduo fisicamente, mas sim, e principalmente mentalmente. Fazer com que ele se sinta mal, menosprezar, porém, tudo de forma sutíl, e se fizer algo de extrema importância, de forma que ele não saiba quem o fez.
Mas provavelmente a pessoa já desconfiaria de você. Não adiantaria ser sutíl ou esconder.
Quem desconfiaria? Nunca apresentar riscos certo? Lembra-se disso?
Sim... Lembro-me
Então, está convencido de que a vingança é boa?
Na verdade, ainda não. Estaria certo que trocaria os sentimentos que aquela pessoa poderia lhe trazer, em troca de um sentimento passageiro? Trocaria tantos sentimento de felicidade em troca de uma vingança que daria alguns minutos?
Ela duraria muito mais. Quem sabe as consequencias dela não seriam contínuas? Cada vez que você se lembrasse do que aquela pessoa fez você passar, se lembraria daqueles 5 minutos de vingança. Ou 2 que seja. E automanticamente, ficaria aliviado de que a pessoa pagou pelo que deveria.
Mesmo assim não trocaria o que ela poderia me dar com esse pequeno espaço de tempo, e algumas lembranças. Enquanto que os outros sentimentos, são a realidade e o agora, não apenas o passado sendo revivido.
Mas imagine um pouco. Feche seus olhos e imagine a pessoa que mais te odeia. Que sentimento tu tem dela? Ainda vai perdoá-la algum dia, por tudo que ela fez e ainda faz?
Na verdade, eu gostaria de me vingar dela.
Exatamente. Aposto que fazer o mesmo que ela fez para você, e quem sabe, um pouco mais. Aliás, a vingança não se calcula, pois a pessoa sempre merecia mais.
Não podemos exagerar também.
Se quiser praticar a vingança, deve ser frio. Apenas isso. Senão irá se arrepender, não de ter se omitido a fazê-la, e sim por não ter feito mais. Por esse motivo, faça tudo o que deseja. Solte os problemas anteriores em cima de apenas uma vingança se for preciso.
Posso te fazer um pergunta?
Claro, faça.
Como consegue viver, sendo tão frio assim? Aposto que não sentiria piedade de uma vítima dessas.

E do que vai chamar isso?
Vamos usar uma palavra que serve melhor, como por exemplo, justiça.
Hmm
...
Como consegue viver?
Eu vivo, normal, porque tenho você para me acalmar, para apaziguar meus pensamentos. Me colocar na linha.
Verdade. O que seria de você sem mim?
Eu acho que não seria nada. E o que seria de você sem mim?
Nada também.
...
...
As vezes esquecemos que somos a mesma pessoa.
Você esquece, eu não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário